Em tempos que nós seres humanos nos afastamos ainda mais da lógica do convívio social observamos então que já existe uma perspectiva de mudança diante desta realidade, revelando então uma necessidade maior de se reavaliar alguns conceitos já existentes diante da utilização dos ambientes virtuais que a web 2.0 nos oferece.
É fato que por conta da rotina que nos remete a nos afastarmos de ambientes que, em outras épocas era observado como rotineiro, perde espaço para as plataformas da web, sendo esta também um meio dinâmico de interação social, mas que também tem seus respectivos questionamentos. Os quais já estão sendo utilizadas como conceitos essenciais para a determinação diante do modo mais interessante de se praticar ações que tragam não somente retornos à longo prazo, mas que sejam eficientes na construção de uma boa imagem pessoal, na qual se deve levar em conta procedimentos básicos para se garantir maior eficácia no que se pratica dentro das plataformas de comunicação contemporânea.
Nota-se que a imagem pessoal é fator diferencial para avaliar a conduta individual nessas “redes”, às quais são determinantes para se conhecer com mais eficiência os procedimentos aplicados, bem como, exercidos diariamente por aqueles que usufruem destes mecanismos. É bem provável que já tenhamos analisado nossas postagens, pois elas traduzem com mais eficiência os procedimentos que adotamos cotidianamente, isso já serve de modelo para que algumas empresas se utilizem para determinarem qual o perfil de funcionários são mais adequados à sua perspectiva. Nesse momento observamos até onde nossas ações são fundamentais pra que demais pessoas possam nos reconhecer de fato qual nossa contribuição social dentro desta realidade que nos garante assim revelar até onde existe comprometimento social e ético não somente por convicções pessoais, mas sim, por necessidade de manter um posicionamento mais evasivo, vislumbrando uma condição favorável ao diálogo produtivo.
Tal perspectiva favorece à uma mudança de comportamento da sociedade contemporânea, isso é fruto de uma maior publicidade desta articulação que está sendo desenvolvida. Hoje existem grupos de pessoas que se utilizam destes recursos inovadores para propor uma forma diferenciada de interação social, surge um novo contexto de ativismo social, através dos mecanismos da web 2.0, o Ciberativismo surge nesta realidade como uma forma de dar voz à população sobre temáticas que são de grande importância para as ações cotidianas. As quais trazem resultados mais eficientes pois favorecem à uma linha de diálogo mais contundente porque atende diretamente as demandas e se incluem nas agendas dos gestores locais.
Observamos que os protestos anteriormente mobilizavam a população com intuito de tomar as ruas, numa busca de legitimação dos direitos e deveres à serem cumpridos, em tempos atuais, os protestos são mais silenciosos e mais eficazes, por estarem mais ligados com os anseios da comunidades, revelando que debates atendem o que determinada localidade necessite. Isso é possível graças a um maior engajamento das comunidades que estão interagindo bem mais em busca de esclarecimentos, permitindo que o exercício da cidadania seja incorporado às perspectivas de comunicação contemporânea.
O que encarado como uma evolução para um bom grupo de pessoas ainda é observado com certo grau de resistência por parte de alguns gestores que não sinalizam um comprometimento com sua população, sendo esta alternativa capaz de revela uma falta de empenho (Comprometimento) com sua população. A busca de respostas hoje está bem mais virtualizada ao ponto de garantir resultados consideráveis, quando comparadas com outras mobilizações ao modo ‘convencional’, mostrando assim uma grande evolução na forma de comunicar-se.
Mesmo pensando que essa perspectiva de comunicação pautada em mecanismos que foram recebidos com certa resistência, hoje quebra tabus sociais, não somente por sua influência social, mas também, por conseguirem unificar mais pessoas com as mesas ideologias, dificuldades e idéias em comum. Permitindo haver eventos sociais com intuito de promover interação em plano real com as pessoas que já estão envolvidas no ativismo social na web, garantindo assim um maior fortalecimento diante das perspectivas e experiências possam ser compartilhadas nessas plataformas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário