terça-feira, 4 de outubro de 2011

Tudo o que você precisa saber sobre Relações Públicas



O conceito de Relações Públicas em termos práticos fundamenta-se na promoção da boa imagem de empresas ou instituições perante o público interno e externo. O bacharel executa a estratégia de comunicação de uma empresa, instituição ou órgão público. Para isso, transmite informações e orientações sobre seus valores, objetivos, ações, produtos e serviços para os funcionários, clientes, consumidores, fornecedores, o governo e a comunidade. Planeja e desenvolve programas e instrumentos para a comunicação organizacional interna e externa. É ele quem elabora e divulga boletins internos e externos, cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais. Esse profissional formula e administra ações para o bom relacionamento da organização com os diferentes públicos.


Nosso campo de atuação...
O bacharel em Relações Públicas encontra um mercado de trabalho aquecido. As melhores oportunidades estão em empresas privadas, principalmente nas de grande porte e/ou multinacionais. Os profissionais que conhecem as novas tecnologias são os mais requisitados. As agências especializadas em relações públicas que prestam serviços para empresas também contratam o profissional, e o setor público busca constantemente esse especialista. ONGs, fundações e instituições querem os graduados para o planejamento e a captação de recursos. As regiões mais promissoras são a Sudeste (especialmente São Paulo e Rio de Janeiro), a Sul (destaque para Porto Alegre) e a Nordeste. Brasília é uma boa praça de trabalho, na área governamental.

Salário inicial: R$ 1.632,00 (fonte: Sindicato dos Profissionais Liberais de Relações Públicas no Estado de São Paulo).

O curso
No início, o currículo enfatiza a comunicação, com disciplinas que variam das escolas sociológicas, antropológicas, estética (Estética da Comunicação), filosofia (e da comunicação). Entre as disciplinas específicas estão organização de eventos, política de comunicação, estudos de mídia, pesquisas de opinião pública, assessoria de comunicação, comunicação pública e planejamento da comunicação. Como é importante compreender o funcionamento de uma organização, há aulas de administração, informática aplicada à área economia e marketing. Na maioria das instituições, o curso é oferecido como habilitação da graduação em Comunicação Social. A maior parte das escolas exige a apresentação do trabalho de conclusão de curso.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Comun. Organizacional; Comun. Soc. (rel. públ. com ênf. em multimídia); Comun. Soc. (rel. públ. e comun.); Comun. Soc. (rel. públ.).

Como nós atuamos...
Administração
Promover ações para a valorização de uma empresa ou marcas. Criar canais de comunicação com os funcionários e fornecedores, clientes, governo e comunidade.
Atenção ao cliente
Atender a solicitações e reclamações de consumidores, para melhorar a qualidade dos produtos e serviços da empresa.
Cerimonial e protocolo
Orientar empresários, políticos e chefes de Estado sobre etiqueta, gerir dinâmicas de evento e comportamento.
Comunicação institucional
Divulgar os valores e as políticas da organização para propor de forma eficaz a função, diretrizes e missão da empresa em questão para funcionários, clientes, consumidores e fornecedores.
Ensino
Atuar como pesquisador em instituições de Ensino Superior.
Eventos
Organizar palestras, exposições, recepções, coquetéis e outras solenidades de promoção da empresa.
Pesquisa de opinião
Coletar dados sobre o público interno e externo da empresa para desenvolver planos de comunicação e de ação.

Planejamento estratégico
Traçar a estratégia de relacionamento e de comunicação com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os consumidores, surgindo então canais de feedback.

Projetos institucionais
Analisar pedidos, apresentados a empresas, de parceria em projetos sociais, culturais e educacionais, coordenando sua adequação à filosofia e aos objetivos da instituição, com intuito de se propor uma identidade corporativa, fidelizando, clientes, despertando novos mercados.


Nas Redes Sociais
Interagindo nas mais variadas ferramentas de comunicação, tendo como foco principal, fomentar mecanismos práticos para a interação entre as pessoas na melhor forma possível. Garantindo assim uma melhor eficiência diante de situação de crise institucional, estabelecendo sempre canais de resposta entre os envolvidos numa determinada situação que exija a participação de um RRPP, gerando então condições favoráveis à acordos entre os envolvidos.
Participando ativamente dos movimentos sociais promovidos entre os usuários de determinado canal de comunicação, seja ele midiático, ou mesmo, para debate amplo, como pode ser observado nas Redes Sociais, no qual está diretamente inserido na realidade das pessoas, independente de sua localização geográfica, etnia, posicionamento religioso ou orientação sexual. O profissional desta área surge neste contexto como mediador social, garantindo uma proposta de humanização das relações sociais, para que as diferenças que possam surgir não sejam vistas como meio de afastamento, mas sim, para somar ainda mais esforços em pro de um ideal comum, que é o bem-estar de todos.

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