terça-feira, 11 de outubro de 2011

Relações Públicas na Administração Pública – Um Desafio.



Em tempos em que a comunicação se processa numa velocidade considerável ainda existem resistência à mecanismos que dinamizam a forma como os gestores públicos possam atuar com eficiência e qualidade nas ações.

            Uma das maiores que o profissional da área de RRPP ainda enfrenta é a Administração Pública. Pois se sabe que neste segmento há uma necessidade enorme de desenvolver ações que visam qualidade nos serviços, prestação de contas com a população, legitimação de interesses e demais ações que necessitem se tornarem de conhecimento público. É neste momento que as assessorias de comunicação surgem com meios de tornar as relações de trabalho mais eficientes, com o foco sempre na excelência das ações que se pratica adotar esse padrão como meta pode trazer retorno em várias escalas, uma vez que mudamos os padrões de se praticar uma boa gestão participativa.

            Observamos como há mudanças significantes nas administrações que notaram como um profissional encarregado em gerir a comunicação interna-externa pode ser considerado importante na moldagem de um padrão institucional de qualidade. Por outro lado, há alguns que ainda encaram tal realidade com certa resistência por não ter noção de como esta atitude empreendedora pode trazer um retorno considerável para a imagem daquela repartição, ou segmento administrativo. 

            Estar apto em implantar um projeto de AsCOM não é uma atividade fácil de ser executada já que demanda de um fator no qual sempre vai ser um agravante para o sucesso deste, no caso, o tempo. Mas quando existe empenho por parte da equipe podemos vislumbrar grandes resultados, sabendo que tal setor vai garantir funcionalidades como: eficácia das ações, dinamizar ainda mais os despachos do gestor, focar na transparência, disponibilizar de canais para ouvir a população, ouvidorias, maior interação entre secretarias e por fim, garantia de maior eficiência dos funcionários.

            Uma mudança feito essa é resultado de uma visão diferenciada de gestores que pensam em se destacar com uma equipe que reúne profissionais capazes de humanizar as relações de trabalho, favorecendo uma abertura maior da instituição administrativa, levando em conta os anseios de uma população que necessita estar sempre informada, permitindo assim manter uma imagem de qualidade junto à seus munícipes. Tal mudança não vem sendo observada nas cidades de grande e médio porte, mas também pode ser vista em cidades pequenas, dotadas de gestores de visão que buscam sempre estar em constante comunicação com seus conterrâneos, não limitada apenas às reuniões formais de gabinete. A mudança vem como fruto de uma abertura de pensamento quando se trata de anseios de um público que se torna ainda mais exigentes, necessitando de uma resposta mais imediata por parte daquele que os representa.

            O foco das ações é uma habilidade que os RP’s dominam, sempre aliadas com uma equipe de comunicação capaz de fazer uma AsCOM de qualidade e eficiência, onde observamos que ser gestor de comunicação institucional não é uma atividade fácil. Exige muita destreza por estar diretamente ligada com pessoas, por isso podemos encontrar alguns administradores comprometidos com o bem-estar da população, incorporando Assessorias de Comunicação desenvolvidas por Relações Públicas. Pense nisso ao trazer um profissional deste porte para a sua cidade e como as mudanças que ele proporcionará serão importantes para todos os envolvidos.

Um comentário:

  1. Interessante que nesse momento estou lendo o livro "Comunicação na Administração Pública Municipal" do Nelson Costa Fossati, conhece? Ótima reflexão sobre o tema. Abraço.

    ResponderExcluir